Esquerda.net
“O Governo não pode deixar os trabalhadores da Bosch sozinhos”
Catarina Martins reuniu com trabalhadores em lay-off da Bosch em Braga e defendeu que se o Estado paga à multinacional para criar empregos no país, tem de intervir para não deixar que sejam os trabalhadores a pagar a conta da crise no negócio.
Bloco/Sintra repudia “compadrio e extrema direita” no novo executivo municipal
O segundo maior município do país será governado por uma maioria de vereadores eleitos pelo PSD, IL e Chega. Concelhia do Bloco diz que Marco Almeida fez “uma escolha conscient que normaliza o discurso do ódio, da exclusão e da xenofobia”.
Ar livre em Viseu, finalmente!
A "nova energia" prometida por João Azevedo arejou o Rossio de Viseu. Os eleitores do Bloco de Esquerda também ajudaram! Os partidos de esquerda deverão continuar vigilantes e activos, contribuindo com o seu escrutínio e as suas propostas para aumentar o bem estar das populações.
Últimas cimeiras do clima acolheram mais de cinco mil lobistas dos combustíveis fósseis
Maior acesso do lóbi dos combustíveis fósseis às negociações entre países coincidiu com a expansão desta indústria e o aumento das catástrofes provocadas por fenómenos meteorológicos extremos.
Aliados de Orbán compram jornal mais lido na Hungria
Negócio da compra do tablóide Blikk e outros títulos a um grupo suíço foi fechado a seis meses das eleições que prometem ser as mais disputadas desde que Vitor Orbán chegou ao poder.
“É agora que se prepara a floresta para o verão”, alerta Catarina
Num encontro com responsáveis do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em Vila Real, Catarina Martins defendeu mais meios para a prevenção dos incêndios florestais que intervenha no território nesta altura do ano.
COP 30: adaptação ou prevenção
Priorizar a adaptação em detrimento da prevenção é uma forma indireta de se resignar à inevitabilidade das alterações climáticas. Este é um discurso que ouvimos cada vez mais de governos em diferentes países do mundo.
Salários em atraso nos sapadores florestais de Vieira do Minho
Quatro equipas de sapadores e um de resineiros da Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira têm os salários de setembro e outubro em atraso.
Nova Iorque: casamento entre liberais e conservadores na reação a um socialista
Basta haver um projeto de real transformação do mundo, neste caso específico em Nova Iorque, para que liberais e conservadores ponham as suas pequenas diferenças à parte e se unam para o destruir. Desta vez não conseguiram.
Catarina foi ao Politécnico de Bragança defender “soluções para o que corre bem em vez de criar problemas”
A exclusão de alunos que completaram o 12º ano e as múltiplas dificuldades criadas aos estudantes internacionais estão a complicar a vida dos estudantes e o funcionamento do Instituto. “Temos é de criar soluções e deixar as pessoas estudar”, defendeu a candidata à Presidência da República.
Conhece as principais propostas do Bloco para o próximo Orçamento do Estado
O partido apresenta cerca de 200 propostas na discussão na especialidade. Sabe quais são as principais medidas sobre justiça fiscal, saúde, trabalho, transportes, pensões ou propinas.
O Silenciamento das Mulheres de Esquerda
Diante da hostilidade e do apagamento das nossas vozes, nós continuaremos firmes: mulheres de esquerda, unam-se, ocupem o espaço público e reivindiquem o vosso lugar na política, no mercado de trabalho, nos media e na sociedade. Cada presença importa, e juntas podemos romper o silêncio, desafiar estruturas de poder injustas e construir uma política mais justa e representativa.
Sahara Ocidental: 50 anos de uma ocupação que não termina
A Marcha Verde iníciou-se há 50 anos. Hassan II ordenou que centenas de milhares de marroquinos ocupassem o território saharaui. O aniversário ocorre após a última resolução da ONU, que deixa de lado a independência do povo saharaui.
Por uma greve geral ampla, unitária e participada
Renovamos o apelo a que os dirigentes sindicais, em conjunto com outros protagonistas sociais, sejam capazes de fazer convergir agendas, tempos e modos que conduzam a uma greve geral convocada por todos os sindicatos e, em processo unitário, pelas duas centrais sindicais portuguesas.
Governo retira investimento do PRR “onde é mais preciso”
Catarina Martins alertou para o facto de o Governo ter desistido do financiamento do PRR para a construção do novo hospital de Lisboa, do metro ligeiro entre Odivelas e Loures e de 14 mil vagas em creches, lares e apoio às pessoas com deficiência.
SOS Racismo exige demissão da ministra da Saúde
Organização diz que as declarações de Ana Paula Martins no Parlamento revelam “uma visão desumanizadora e profundamente racista” e quer um inquérito independente e célere às circunstâncias da morte de Umo Cani e do seu bebé.
O governo português ajudou a diluir as metas de redução de gases da UE
Na negociação dos ministros do Ambiente que concluiu um acordo na madrugada de ontem, Portugal esteve do lado dos que defenderam um aumento dos chamados “créditos de carbono”.
Mais vivos que mortos
O futuro não nos será dado. As batalhas que se avizinham exigem um Bloco robusto, inteligente, e socialmente enraizado. Um Bloco que volte a falar com quem trabalha, com quem cuida, com quem estuda e com quem vive a precariedade como condição permanente
Fim do PRR vai implicar despedimento de 1.300 trabalhadores
O Governo confirma que os contratos destes trabalhadores chegam ao fim e considera que “não existe fundamento” para continuarem.
Alojamento Local: Moedas recua após denúncia do Bloco
Com a recusa de Carlos Moedas em aprovar o novo regulamento do Alojamento Local, a moratória aos novos registos terminava esta sexta-feira. Autarca assinou despacho a suspender os prazos após Mariana Mortágua denunciar o risco de uma “enxurrada de licenciamentos”.