Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 45 minutos 22 segundos atrás

Vários movimentos e organizações convocam vigília contra garraiada na ESAV de Viseu

45 minutos 22 segundos atrás
A iniciativa, a realizar-se às 15h de dia 30 de maio, quarta-feira, na entrada da Escola Superior Agrária de Viseu, é organizada pelo Bloco de Esquerda e pela Viseu Animal Save com o apoio da Juventude Socialista, Porto Animal Save, Braga Animal Save, VeganHood, Acção Directa Norte de Portugal e Acção Directa Lisboa.

Trabalhadores da CGD em França manifestaram-se junto a Embaixada em Paris

3 horas 48 minutos atrás
Os trabalhadores, em greve há 39 dias, opõem-se à privatização da sucursal de França da Caixa Geral de Depósitos e reivindicam "a salvaguarda do emprego e do serviço público". Estão já agendados novos protestos para a próxima semana.

António Arnaut

3 horas 48 minutos atrás
Não sei se pode haver melhor homenagem a uma vida de convicção do que o reconhecimento desse valor por tantos adversários. É assim com António Arnaut.

Brasil: Temer ordena repressão aos camionistas

14 horas 12 minutos atrás
Cinco dias de greve contra os aumentos abusivos dos preços dos combustíveis paralisam o país. Aeroportos sem gasolina, postos de gasolina fechados, transportes públicos reduzidos são o panorama atual. Apesar dos incómodos, a greve conta com simpatia por parte da população. Por Luis Leiria.

Irlanda: Sondagem dá vitória esmagadora à despenalização do aborto

14 horas 12 minutos atrás
De acordo com a sondagem à boca das urnas da Ipsos/MRBI para o Irish Times, 68% dos eleitores votaram a favor da despenalização do aborto. Em Dublin a percentagem sobe para 77%.

Facebook apaga página do movimento “Direito a morrer com dignidade”

Sex, 25/05/2018 - 20:02
Esta sexta-feira, quatro dias antes da votação sobre a morte assistida no Parlamento, a página foi desativada. Tudo aponta para que se trate de um “bloqueio organizado”. O Esquerda.net divulga o vídeo exibido na página do movimento, com mais de meio milhão de visualizações, onde figuras públicas apelam à despenalização da morte assistida.

“A preservação e divulgação da nossa memória histórica é fulcral para a Democracia”

Sex, 25/05/2018 - 18:01
Mais de 200 pessoas assistiram na quarta-feira, dia 23 de maio, à apresentação do livro A noite mais longa de todas as noites, da resistente antifascista Helena Pato, cuja apresentação esteve a cargo da historiadora Irene Pimentel e do escritor Mário de Carvalho. Por Mariana Carneiro.

Indonésia irá punir relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo

Sex, 25/05/2018 - 18:01
A revisão do código penal do país irá incluir a pena de prisão para relacionamentos fora do casamento. Num país que definiu recentemente a homossexualidade como doença mental e que a tentou ilegalizar, ativistas consideram que esta é uma nova forma de perseguir a população homossexual.

PSOE apresenta moção de censura a Mariano Rajoy

Sex, 25/05/2018 - 18:01
Podemos apoia moção de censura que surge após a divulgação das sentenças do “caso Gürtel”, um mega caso de corrupção que envolve o PP. O Cidadãos, por seu turno, pede eleições antecipadas e afirma que não apoiará a moção de censura.

Motoristas dos CTT em greve

Sex, 25/05/2018 - 16:59
Esta paralisação foi convocada contra a desregulamentação dos horários de trabalho e o assédio moral pela defesa dos direitos contratuais e legais.

Angola: 27 de Maio – A história por contar

Sex, 25/05/2018 - 16:59
O segundo livro de José Reis, um dos sobreviventes do 27 de Maio de 1977, é lançado este sábado e analisa as causas do episódio de ajuste de contas, no interior do MPLA, que terminou com o assassinato de muitos milhares de pessoas. Por Luis Leiria.

Há “muito abuso” no trabalho por turnos em Portugal

Sex, 25/05/2018 - 15:58
A coordenadora do Bloco de Esquerda encontrou-se com trabalhadores da fábrica Diam, em Santa Maria da Feira. Fábrica impôs a laboração contínua aos 150 trabalhadores e ignorou abaixo assinado subscrito por 90% destes.

Harvey Weinstein entregou-se à polícia

Sex, 25/05/2018 - 13:55
Harvey Weinstein entregou-se à polícia de Nova Iorque. Em causa estão duas acusações de assédio e violação, acusações essas que se juntas às outras dezenas de acusações por crimes sexuais contra o ex-produtor.

PCP, não me deixes ser um vegetal

Sex, 25/05/2018 - 13:55
Crónica de uma sub-30 sem filhos e sem netos que se imagina doente, dorida, sem cura e enrugada com a descendência à volta. Crónica de Ana Bárbara Pedrosa

Trabalho: desigualdades que a igualdade desconhece

Sex, 25/05/2018 - 12:52
Nos últimos três anos, as remunerações dos gestores de topo das empresas do PSI 20 aumentaram, em média, 40%. Enquanto que as remunerações dos trabalhadores das empresas que esses gestores gerem “aumentaram”, em média, zero por cento.

IPO de Lisboa não consegue dar resposta a mamografias de seguimento

Sex, 25/05/2018 - 11:51
O IPO de Lisboa admitiu não conseguir responder a todas as mulheres que necessitam de fazer mamografias de seguimento. Justificam a situação com o elevado número de novos casos anuais de cancro de mama e os muitos casos de vigilância da doença.

Sectarismo ofuscante: A história que falta sobre os protestos de Gaza

Sex, 25/05/2018 - 11:51
Os protestos nas fronteiras de Gaza devem ser entendidos no contexto da ocupação israelita, do cerco e do tão atrasado “direito de retorno” dos refugiados palestinianos. No entanto, também devem ser vistos num contexto paralelo: o próprio sectarismo e as disputas internas da Palestina. Por Ramzy Baroud.

Ambientalistas pedem demissão do ministro do Ambiente

Sex, 25/05/2018 - 10:51
Pedido de demissão foi entregue em mãos a João Matos Fernandes e surge na sequência da decisão da prospeção de petróleo em Aljezur sem qualquer estudo prévio de impacto ambiental.

A liberdade está pela hora da morte

Qui, 24/05/2018 - 23:38
No próximo dia 29 de Maio, o direito à vida discute-se na Assembleia da República à boleia do direito à morte assistida.

Técnicos de diagnóstico e terapêutica manifestam-se em frente ao Parlamento

Qui, 24/05/2018 - 22:38
Protesto e greve nacional de dois dias foi convocada na sequência da falta de acordo com o governo sobre matérias relativas às tabelas salariais, transições para nova carreira e sistema de avaliação.

Páginas